Desenvolvimento Físico do bebé

    

 

O desenvolvimento físico de um bebé depende de factores hereditários, nutricionais e do ambiente e pode também estar influenciado pela presença de anomalias físicas e psicológicas. O crescimento óptimo requer uma nutrição e uma saúde excelentes.

O primeiro ano de vida do bebé: desenvolvimento físico

    O peso do bebé e a sua altura são controlados em cada visita ao médico, para se certificar de que o crescimento é proporcional e equilibrado. As percentagens constituem um parâmetro de comparação de bebés da mesma idade. Um bebé na percentagem 10 de peso significa que 10 % dos bebés pesam menos e 90 % pesam mais. Um bebé na percentagem 90 significa que 90 % dos bebés pesam menos e que 10 % pesam mais. Um bebé na percentagem 50 quer dizer que metade dos bebés pesam menos e a outra metade mais.
    Mais importante que a percentagem num determinado momento é a constatação de uma alteração significativa na percentagem do bebé entre as várias consultas ao médico.

 

 
 

    A altura do bebé aumenta aproximadamente 30 % até aos cinco meses e mais de 50 % por volta do ano. O peso que teve ao nascer duplica aos cinco meses e triplica ao ano.

    Os órgãos crescem em proporções diferentes. Por exemplo, o sistema reprodutor tem uma breve aceleração de crescimento logo após o nascimento, mas depois sofre mudanças muito subtis até imediatamente antes da puberdade. Por outro lado, o cérebro cresce quase exclusivamente durante os primeiros anos de vida. No momento do nascimento, o cérebro tem a quarta parte do volume que terá quando for adulto. Ao ano, o cérebro alcança três quartas partes do volume correspondente ao do adulto. Pelo fim do primeiro ano, os rins funcionam como num adulto.

    Os dentes frontais inferiores aparecem entre o quinto e o nono mês. Os dentes frontais superiores começam a aparecer entre os oito e os doze meses.