O objecto da Psicologia

 

    O objecto de estudo em psicologia é o comportamento e os processos mentais.

    O comportamento é tudo aquilo que podemos observar um organismo vivo fazer, na sua relação com o meio. Por exemplo: calçar um sapato, dar um mergulho.

    Os processos ou experiências mentais é tudo aquilo que é interno, subjectivo, consciente ou inconsciente, que acompanha os comportamentos e que não é directamente visível. Por exemplo: os raciocínios, os desejos, os sonhos ou a imaginação.

      A psicologia estuda a mente e o cérebro. Estuda também a forma como as pessoas usam os seus processos mentais para se adaptarem ao mundo que as rodeia.

    A psicologia lida com a dificuldade de ter um objecto que não pode ser estudado directamente. A relação entre os comportamentos visíveis e os processos mentais é difícil de compreender porque, muitas vezes, o que as pessoas fazem pode não coincidir com o que sentem, desejam ou sonham e vice-versa.

    Apesar desta dificuldade, os psicólogos estão de acordo sobre o facto de a psicologia ter quatro objectivos fundamentais: descrever, explicar, prever e mudar os comportamentos e os processos mentais.