Desenvolvimento ao longo da idade adulta

 

Quais são os principais tipos de mudanças físicas, sociais e intelectuais que ocorrem na idade adulta jovem e intermédia e quais são as suas causas?

    A idade adulta jovem é marcada pelo auge da saúde física. As mudanças físicas ocorrem de uma forma relativamente gradual nos homens e nas mulheres durante a idade adulta jovem, embora para as mulheres ocorra uma mudança física determinante no final desta fase: Começam a sua menopausa, após a qual já não são férteis. Para os homens o processo de envelhecimento é mais subtil. na medida em que continuam férteis.

    O modelo de Levinson sobre o desenvolvimento do adulto começa com a entrada na idade adulta jovem, por volta dos 20 anos, e termina por volta dos 60 ou 65 anos. Uma das transições mais críticas – pelo menos para os homens - ocorre durante a meia-idade (por volta dos 40 ou 45 anos), quando as pessoas geralmente experimentam a transição da meia-idade, em que a noção de que a vida é algo que acaba torna-se mais importante. Nalguns casos isto pode levar à crise da meia-idade; contudo. geralmente, a passagem pela meia-idade é relativamente calma. Embora Levinson sugira que as vidas das mulheres seguem basicamente o mesmo padrão que as dos homens, é provável que ocorram algumas diferenças de género sexual

    Na meia-idade, à medida que a idade avança, as pessoas quando têm cinquenta anos tomam consciência de que as suas vidas e os seus empreendimentos estão relativamente bem estabelecidos, e procuram acomodar-se às circunstâncias.

     Entre as transições desenvolvimentistas mais importantes durante a idade adulta estão o casamento, as mudanças familiares e o divórcio. Embora o divórcio seja mais frequente do que nunca, a maior parte das pessoas vê o casamento como algo importante e desejável. Outro determinante importante do desenvolvimento adulto é o trabalho. Nas últimas décadas, as mulheres juntaram-se à força de trabalho cada vez em maior número.