Watson e o comportamento

 

    John Watson nasceu em 1878 na Califórnia do Sul. Ingressou na Universidade de Chicago onde fez uma pós-graduação em Filosofia.

 

Comportamento

    A preocupação central de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha por objecto o estudo da mente, da consciência, através da introspecção. Declara a necessidade de a psicologia se constituir como ciência autónoma e objectiva, uma ciência natural e experimental. Embora não negando os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objecto de estudo da psicologia. São constituintes da vida pessoal de cada um, mas não objecto de uma ciência.

    Watson orienta a sua concepção em termos de estímulo resposta: para ter o estatuto de ciência rigorosa e objectiva, a psicologia terá de definir como objecto de estudo o comportamento. O comportamento é precisamente uma resposta ( R ) de um indivíduo a um estímulo ( E ) conjunto de estímulos do meio ambiente (situação). O objectivo desta corrente (que designa por behaviorismo, comportamentalismo ou condutismo) é estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas, entre causas e efeitos, como qualquer outra ciência.

    O comportamento é o conjunto de respostas objectivamente observáveis determinadas pela situação (conjunto de estímulos) do meio físico ou social.

    Pode ser objectivamente observado e quantificado manifestando-se através de movimentos musculares e secreções glandulares. Pode ir desde um simples acto reflexo, como afastar a mão de uma agulha, a actos mais complexos, como ler, escrever, etc.

 

O papel do meio

    Os comportamentos são aprendizagens condicionadas pelo meio onde nos encontramos inseridos; o comportamento humano é produto de condicionamentos, isto é, de associações de uma resposta ( R ) a um estímulo (E ) ou conjunto de estímulos (S – situação). O ser humano reage aos estímulos exteriores em função aos reflexos condicionados que adquiriu. Exemplo: após o cão ouvir o dono tocar um apito sempre que lhe daria a refeição, o cão associa a chegada do dono com a refeição através do som de um apito.

 

Metodologia de investigação

    Recorre ao método experimental: define uma amostra da população dividindo-a em dois grupos. No grupo experimental faz variar o factor que considera responsável pelo comportamento (variável independente). No grupo de controlo não há qualquer intervenção. O comportamento dos dois grupos é depois comparado. Se se concluir que a variável que se manipulou modifica o comportamento, e depois de confirmado por outras experiências, faz-se a generalização para a população.

    Para Watson, só o método experimental asseguraria o carácter científico à psicologia liberta de métodos qualitativos e subjectivos.